Gêneros Textuais para Primeiro Ano (2ª ano) do Ensino Fundamental com Critérios de Revisão. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, as habilidades de escrita recomendadas para o 2º ano incluem:
- Identificar a finalidade e o interlocutor do texto produzido;
- Produzir textos com coerência e coesão, considerando a adequação do tema e da situação comunicativa;
- Reconhecer e utilizar corretamente pontuação, ortografia e acentuação em textos;
- Conhecer diferentes gêneros textuais e suas características;
- Desenvolver o senso crítico e a capacidade de revisão e edição do próprio texto;
- Utilizar recursos gráficos (desenhos, ilustrações, etc.) para complementar a mensagem do texto.
Dessa forma, os gêneros textuais que se adequam aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, levando em consideração as habilidades que devem ser desenvolvidas no 2º ano são: EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP14 e especificamente em cada gênero:
- Poema; (EF12LP07, EF02LP29)
- História em quadrinhos; (EF12LP05)
- Cartaz; (EF02LP18)
- Convite; (EF12LP06)
- Listas (de compras, de tarefas, etc.); (EF12LP06)
- Receita culinária; (EF12LP06)
- Bilhete; (EF12LP06, EF02LP13)
- Rótulo; (EF12LP12)
- Adivinhas; (EF02LP23)
- Notícias simples; (EF12LP11, EF02LP19)
- Narrativas de experiências pessoais. (EF02LP14, EF02LP17)
COMO USAR:
Cada Gênero Textual possui uma lista para o aluno usar como base para sua produção e também critérios de revisão para serem avaliados e em alguns casos, exemplos de produções. Fica a critério do professor entregar aos alunos os critérios de revisão após a finalização da produção para que ele possa revisar ou ser apenas arquivo do professor para sua correção.
- Sugestão de folha para impressão: Sulfite A4
- Contém 1 unidade de cada gênero sendo 11 no total
- Disponível em versão de arquivo Preto e Branco
Avaliações
Não há avaliações ainda.